7/14/2010

OS DEZ MANDAMENTOS DO BOM PROFESSOR

Um pouco de FILOSOFIA em nosso blog.
Abaixo reproduzo o texto do amigo Paulo Ghiraldelli Jr, professor de filosofia na UFRJ - um dos filósofos mais importantes desse país. Tenho o privilégio de compartilhar meus artigos no site do Ghiraldelli. Aproveito para convida-los a "frequentar" esse ambiente saudável da filosofia, acessando os sites do Ghiraldelli abaixo.

Blog: http://ghiraldelli.pro.br
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Os Dez Mandamentos do bom Professor

Esses mandamentos foram construdos para o professor do Ensino Bsico brasileiro

(caso ele ganhasse, no mnimo, 21 reais a hora aula)


1. Ter o domnio do que pretende que seja aprendido. H um ditado popular que diz que quem no sabe ensina. O bom professor prova que esse ditado est errado, s quem realmente sabe, ensina de modo efetivo a ponto do aprendizado ser completo. O aprendizado se d no se o estudante sabe repetir enunciados sobre o que ouviu, mas se, de acordo com os contedos que foram ensinados, opera com eles em sua vida por meio de comportamentos e hbitos que passa a ter, e que antes no tinha.

2. Ter a capacidade de se colocar no lugar do aluno, ouvindo-o e levando-o a srio. Muitos adultos, pais e professores fazem caf com leite das crianas. Jogam com eles atravs de artifcios. Esses artifcios comeam cedo, quando elas so pequeninas (deixando-as ganhar em jogo que elas no entendem etc.) e, depois, erradamente, se mantm na escola. Eis ento que toda a arte da conversao se torna falsa e mais falsa ainda quando a didtica artificial. O aluno percebe logo que esses adultos vivem na artificialidade e, ento, identificam tambm no professor e na escola essa situao de brincadeirinha, ele ou se revolta ou se adapta de modo pouco produtivo ou aparentemente produtivo.

3. Saber convencer. O bom professor algum que vende o seu peixe ou ganha o aluno para o seu negcio. No se ensina por meio de frases doutrinrias ou textos excessivamente posicionados que se negam a oferecer boas razes do que defendem. A conversao em sala de aula um dar e receber razes. O professor uma pessoa persuasiva ou no professor. Mas a persuaso do professor no qualquer uma, ela feita por mostrar razes e ele ensina por meio de solicitar razes.

4. Ser razovel. Uma das coisas mais difceis para o professor ser razovel. Em geral ele ou cria situaes que so impossveis do aluno cumprir, que ele prprio, professor, no conseguiu e no conseguiria cumprir em situao normal, ou ento ele adota a postura de passar a mo na cabea, tomando os alunos como incapazes e facilitando o servio deles para alm da conta. Na sala de aula o professor faz o jogo de dar e pedir razes quanto ao contedo, mas na postura geral quanto aos alunos vale sua capacidade de ponderar, perante si mesmo, se ele realmente uma pessoa razovel ou apenas algum inconseqente.

5. Ter grande percepo de si mesmo. O bom professor um analista de si mesmo. Estou bem vestido para ir dar aula? Minha voz boa? Estou atento aos alunos ou sou desleixado? Sou capaz de admitir quando erro? Gosto da atividade de professor? Tenho capacidade de no me deixar levar por impulsos meus, e inclusive por complexos psicolgicos? Tenho mesmo a capacidade de ajudar os alunos ou sempre acho que h algum caoando de mim, e quero prejudic-lo. Trabalho antes por vingana contra aluno que por entender que fao parte de um grupo de elite que formador de opinio? O professor que no consegue ser sincero para si mesmo diante dessas perguntas, que no consegue se preparar com isso, nunca ser um bom professor. Preparar a aula , antes de tudo, preparar a si mesmo.

6. Ter capacidade de compreender a profisso. O bom professor conhece a dimenso pedaggica, poltica e sindical de sua profisso. Na dimenso pedaggica, ele algum que no se admite despreparado para uma aula. Se no sabe, busca aprender. Na dimenso poltica, ele sabe que um cidado com o qual a sociedade conta como mais qualificado que outros, que dele que se espera a vinda das idias para as melhores mudanas. Na dimenso sindical ele mostra conhecer a legislao que rege o ensino e tambm a que rege a sua prpria carreira. Est sempre pronto para atuar na articulao entre necessidades sindicais e necessidades pedaggicas. No bom professor aquele que nunca leu um bom manual de filosofia e histria da educao brasileira.

7. Ser um leitor consciente. O bom professor no tira a cpia Xerox e nem incentiva o Xerox que, alis, crime. Ele valoriza o livro, educa seus alunos para terem uma mini-biblioteca, a freqentarem livrarias presenciais ou virtuais. Fomenta o gosto pela leitura e, principalmente, ensina seus alunos a ler no sentido da ampliao do texto, no no sentido do fichamento ou resumo. Ele prprio um leitor atento para todas as variveis do texto, para o autor, jamais opinando somente porque leu o ttulo ou fazendo do texto um pretexto para falar sobre outro assunto que no aquele que diz comentar. O professor de cabea cheia, ou seja, aquele que s tem uma idia e tudo que l absorve segundo aquela idia, gerar alunos frustrados ou ento alunos limitados como ele.

8. Ser um desbravador criativo. Alunos so crateras ferventes, em vrios nveis. Na adolescncia, o vulco entra em erupo. O professor no deve temer isso. Ele tambm foi criana e jovem. No pode temer o seu passado. Deve compreender suas angstias e verificar se conseguiu super-las. Caso tenha conseguido, poder indicar caminhos para os alunos. Caso no tenha conseguido, deve se precaver para no perder o auto-controle diante dos problemas dos alunos que, enfim, o fazem lembrar que ele tambm no superou sua adolescncia. Em um determinado nvel, nunca somos adultos. No entanto, como professores, devemos saber quando que o problema do aluno o nosso, e como que no podemos nos perder nessa possvel confuso. A conversa com os jovens fora da sala de aula, tentando compreend-los, pode manter a profisso em seu exerccio possvel, dirio, difcil, s vezes at perigoso. Entrar em novos campos exige capacidade criativa. Enfrentar a vida para quem tem imaginao.

9. Ser capaz de fazer do aprendizado uma tarefa coletiva e desafiadora. A pior situao que o professor pode criar aquela em que ele no consegue mostrar que os problemas que ir tentar resolver em sala de aula, durante o ano letivo, no so s dele ou da escola ou para cumprir etapa. Os problemas so problemas de todos. So desafios que devem ser postos para toda a classe que o professor tem diante de si e para ele mesmo. Posto um problema, o professor deve convidar os alunos a enfrent-lo junto com ele, pois se trata de um problema de todos real problema de todos. Ningum escapa de problemas que se universalizam e que, por isso, so tambm particulares, que esto acontecendo com cada um de ns. Compreendido isso, ento o problema ou a matria se torna um desafio interessante e vlido para o estudante. Do mesmo modo que ela o para o professor ou deveria ser.

10. Ser curioso. O professor curioso ou no nem nunca ser professor. O professor que toma o assunto que ir ensinar no problemtico, sem algo que desperte sua curiosidade e, ento, seja capaz de aguar a curiosidade do aluno, inclusive sua imaginao, no tem qualquer habilidade para ser professor. Deve desistir.

2010 Paulo Ghiraldelli Jr. filsofo, escritor e professor da UFRRJ

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